Vinte anos depois dos atentados de 11 de Setembro e da consequente invasão norte-americana ao Afeganistão, as tropas dos Estados Unidos deixaram aquele país. O Taleban, então, retomou o controle do governo e uma crise humanitária explodiu. Ao longo dessas duas décadas, qual foi a responsabilidade da mídia ao contribuir com o discurso da “Guerra ao Terror”? E como está atuando agora, ao ver derreter a justificativa de “levar paz e democracia” ao povo afegão? Para debater essas questões, o Nós da Imprensa recebe o jornalista norte-americano Andrew Fishman, ex-editor geral do The Intercept Brasil e escritor contribuinte do The Intercept.
ROTEIRO DO EPISÓDIO
ABERTURA:
(( vinheta ))
OLÁ, EU SOU RAPHAEL PRADO E ESSE É O VIGÉSIMO TERCEIRO EPISÓDIO DO NÓS DA IMPRENSA, UM PODCAST QUE DISCUTE O JORNALISMO BRASILEIRO.
HOJE EM DIA, QUALQUER CIDADÃO, DO PRESIDENTE DO STF AO TRABALHADOR RURAL DO INTERIOR DO BRASIL, SABE O QUE É NARRATIVA.
TALVEZ NEM TODOS SAIBAM CONCEITUAR “NARRATIVA”. MAS TODOS SABEM O QUE É.
AQUI VAI UM EXEMPLO:
TODO MUNDO SOUBE DE UM DESFILE MILITAR QUE ACONTECEU NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS NO DIA EM QUE A CÂMARA VOTARIA A PEC DO VOTO IMPRESSO.
ESSE AQUI FOI O JEITO QUE O CANAL “FOCO DO BRASIL”, QUE TEM MAIS DE 2 MILHÕES E MEIO DE INSCRITOS NO YOUTUBE, NOTICIOU O EVENTO.
SONORA 1 – FOCO DO BRASIL
O FOCO DO BRASIL É QUASE UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO.
VOCÊ CERTAMENTE JÁ VIU ALGUM VÍDEO COM AQUELA LETRA “B” ALI NO CANTO SUPERIOR DIREITO, ENQUANTO BOLSONARO FALA NO CERCADINHO DA ALVORADA. ESSE É O FOCO DO BRASIL.
NA REDE TVT, UM VEÍCULO DE ESQUERDA COM MAIS DE 700 MIL INSCRITOS NO YOUTUBE, A NOTÍCIA DO DESFILE MILITAR FOI DADA ASSIM.
SONORA2 – TVT
SEJA NUM DESFILE NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS OU NUM PROTESTO NA AVENIDA PAULISTA, CADA UM MOSTRA O QUE QUER. E INTERPRETA COMO QUER.
SE O OBJETIVO É MOSTRAR QUE O EVENTO FOI UM SUCESSO, É SÓ ENQUADRAR A FOTO DE UM JEITO E COLOCAR UMA FRASE DE EFEITO NA LEGENDA.
SE QUISER MOSTRAR QUE FOI UM FIASCO, ABRE MAIS A FOTO, DIZ QUE FLOPOU, QUE NÃO TINHA NINGUÉM, E PRONTO!
CADA UMA DAS MENSAGENS VIRALIZA NAS PRÓPRIAS BOLHAS.
NO NOSSO EPISÓDIO 19, EU CONVERSEI COM A CARLA JIMENEZ, DIRETORA DO EL PAÍS BRASIL.
NELE, EU CITEI COMO A RECORD E O R7 TRANSFORMARAM A PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO CONTRA BOLSONARO DE 2021 NUM PROTESTO A FAVOR DO AUXÍLIO-EMERGENCIAL.
ISSO É NARRATIVA.
A BRIGA NA COMUNICAÇÃO, HOJE, NESSA ÉPOCA DE PÓS-VERDADE, É PELO FAMOSO “CONTROLE DA NARRATIVA”.
E SE ISSO ACONTECE AQUI, DIANTE DOS NOSSOS OLHOS, COM MIL CÂMERAS REGISTRANDO – MUITAS VEZES AO VIVO – O QUE SE PASSA…
IMAGINA NUMA GUERRA. DO OUTRO LADO DO MUNDO. COM POUCAS AGÊNCIAS GERANDO AS MESMAS IMAGENS PRA TODO O PLANETA.
VINTE ANOS DEPOIS DA GUERRA QUE OS ESTADOS UNIDOS COMEÇARAM NO AFEGANISTÃO COMO RESPOSTA AOS ATENTADOS DE 11 DE SETEMBRO…
O PRESIDENTE JOE BIDEN DECIDIU RETIRAR AS TROPAS QUE AINDA RESTAVAM EM SOLO AFEGÃO. NÃO BASTOU UM DIA, O TALEBAN RETOMOU O CONTROLE DO PAÍS.
CENAS DESESPERADORAS DE AFEGÃOS TENTANDO FUGIR DO NOVO REGIME FORAM REGISTRADAS LOGO DEPOIS DO ANÚNCIO DE BIDEN.
NÃO DEU TEMPO NEM DE OS PRÓPRIOS NORTE-AMERICANOS SAÍREM.
MAS A GENTE, QUE VIVE NUMA CONFUSÃO PRA SE INFORMAR SOBRE O QUE ACONTECE NO NOSSO QUINTAL… ESTÁ BEM INFORMADO SOBRE O QUE SE PASSA LÁ FORA?
QUEM NOS INFORMA É UMA MÍDIA CRÍTICA COM A ATUAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS E TUDO O QUE FIZERAM NO AFEGANISTÃO?
OU SÃO PATRIOTAS QUE VESTEM O UNIFORME DE SEU EXÉRCITO E TORCEM, CONSEQUENTEMENTE, PRA UM DOS LADOS?
PRA FALAR SOBRE ESSAS DUAS DÉCADAS EM QUE OS ESTADOS UNIDOS ESTIVERAM NO AFEGANISTÃO E A FORMA COMO A MÍDIA NOTICIOU ESSE PERÍODO…
ALÉM, CLARO, DE COMO ESTÁ TRATANDO A RETIRADA AGORA…
O NÓS DA IMPRENSA RECEBE O JORNALISTA ANDREW FISHMAN, QUE VIVE AQUI NO BRASIL, ERA EDITOR GERAL DO TIB E ESCRITOR CONTRIBUINTE DO THE INTERCEPT.
OLÁ, ANDREW!
(( ENTREVISTADO ))
NO PRIMEIRO BLOCO, A GENTE FAZ UM BALANÇO DESSES VINTE ANOS DA CHAMADA GUERRA AO TERROR, A POLÍTICA IMPLANTADA POR GEORGE W. BUSH.
E, NO SEGUNDO BLOCO, VAMOS DISCUTIR A MÍDIA – ESTRANGEIRA E BRASILEIRA – NA COBERTURA DA GUERRA NO AFEGANISTÃO E DO QUE VEM POR AÍ NO PAÍS.
O NÓS DA IMPRENSA ESTÁ NO AR.
BLOCO 1
2021 MARCA VINTE ANOS DESTE DIA.
SONORA3 – JN 11 DE SETEMBRO
O JORNAL NACIONAL VENCEU UM EMMY POR ESSA ESCALADA, QUE MOSTRAVA AO MUNDO UM DIA ABSOLUTAMENTE CHOCANTE.
E, COMO WILLIAM BONNER E FÁTIMA BERNARDES DISSERAM AÍ, NAQUELE MESMO DIA, MÍSSEIS JÁ RISCAVAM O CÉU DE CABUL.
DUAS DÉCADAS DEPOIS DESSE DIA, O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, JOE BIDEN, DECIDIU RETIRAR AS TROPAS DO AFEGANISTÃO.
ANDREW, ANTES DE FALARMOS DAS QUESTÕES PROFISSIONAIS, QUE ENVOLVEM O JORNALISMO NESSA COBERTURA, EU QUERIA UM RELATO PESSOAL SEU.
PORQUE VOCÊ É NORTE-AMERICANO, VIVEU ESSA TRAGÉDIA DO 11 DE SETEMBRO DE PERTO. E TUDO AQUILO QUE VEIO DEPOIS.
QUAL ERA O CLIMA NOS ESTADOS UNIDOS, NESSE CONTEXTO, EM 2001?
(( ENTREVISTA ))
BLOCO 2
O DIA EM QUE O TALEBAN RETOMOU O CONTROLE DO AFEGANISTÃO TROUXE UMA IMAGEM COM UMA COINCIDÊNCIA CHOCANTE COM O 11 DE SETEMBRO.
AS PESSOAS CAINDO DO ALTO DE UM AVIÃO, ONDE SE PENDURARAM PRA TENTAR FUGIR DE CABUL, ME LEMBROU AS PESSOAS SE JOGANDO DO ALTO DO WORLD TRADE CENTER ENQUANTO O PRÉDIO PEGAVA FOGO.
OU SEJA, CIVIS, NO 11 DE SETEMBRO DE 2001, EM NOVA IORQUE. CIVIS, NO 16 DE AGOSTO DE 2021, EM CABUL. NOS DOIS CASOS, PERDENDO A VIDA PRO DESESPERO.
QUANDO OS ATAQUES DE 11 DE SETEMBRO ACONTECERAM, O ENTÃO PRESIDENTE GEORGE W. BUSH, AO INICIAR A CHAMADA GUERRA AO TERROR, DISSE TEXTUALMENTE, UMA FRASE QUE FICOU FAMOSA:
VOICE OVER – SONORA4 – BUSH – GUERRA AO TERROR
“TODA NAÇÃO, EM TODAS AS REGIÕES, AGORA TÊM UMA DECISÃO A FAZER: OU VOCÊS ESTÃO CONOSCO OU VOCÊS ESTÃO COM OS TERRORISTAS”
AGORA QUE O TALEBAN VOLTOU A PODER NO AFEGANISTÃO, UM DOS RESPONSÁVEIS POR ESSES DISCURSOS DE BUSH NAQUELA ÉPOCA ESCREVEU PRA THE ATLANTIC:
O TÍTULO É: “AQUILO QUE PODERIA TER MUDADO A GUERRA NO AFEGANISTÃO”.
DIZ ELE, LOGO NO COMEÇO DO TEXTO: “SE OSAMA BIN LADEN TIVESSE SIDO MORTO OU CAPTURADO EM DEZEMBRO DE 2001, A JUSTIÇA TERIA SIDO FEITA DO JEITO QUE OS AMERICANOS GOSTAM: RÁPIDA, EFETIVA E BARATA”.
PRA QUEM NÃO ACOMPANHOU OU NÃO SE LEMBRA AO LONGO DESSES VINTE ANOS, QUAL FOI A POSTURA DA MÍDIA NOS EUA COM A GUERRA AO TERROR?
(( ENTREVISTA ))
ENCERRAMENTO
O NÓS DA IMPRENSA FICA POR AQUI.
SE VOCÊ QUISER FALAR COM A GENTE, BASTA ENVIAR UMA MENSAGEM DE VOZ ATRAVÉS DO SITE, NOSDAIMPRENSA.COM.BR.
E LEMBRANDO TAMBÉM QUE LÁ VOCÊ ENCONTRA O ROTEIRO DESSE EPISÓDIO.
TAMBÉM PODE FALAR COM A GENTE NAS REDES SOCIAIS: É NOSDAIMPRENSA NO TWITTER, INSTAGRAM, FACEBOOK E TELEGRAM.
NÃO SE ESQUEÇA DE SEGUIR O NÓS DA IMPRENSA NA PLATAFORMA QUE VOCÊ USA PRA NOS OUVIR, ASSIM VOCÊ É NOTIFICADO SEMPRE QUE UM EPISÓDIO NOVO É PUBLICADO.
A TRILHA SONORA DESTE PODCAST É DO ARTISTA CAMBO, DA ESCÓCIA. ESTÁ DISPONÍVEL NO FREE MUSIC ARCHIVE.
EU SOU RAPHAEL PRADO. MUITO OBRIGADO PELA SUA AUDIÊNCIA E ATÉ O PRÓXIMO EPISÓDIO DO NÓS DA IMPRENSA. TCHAU!